Blog dos Livros

Pesquisadores do MIT desenvolvem tecnologia que digitaliza livros fechados

Noticia dos Livros Uma super tecnologia desenvolvida por pesquisadores do MIT promete revolucionar a maneira de digitalizar documentos e livros para o formato digital. Publicado na revista Nature Communications, a tecnologia faz com que livros possam ser digitalizados sem precisar escanear página por página, bastando colocar qualquer livro fechado para que o processo todo seja escaneado.
Essa tecnologia poderá agilizar em muito o trabalho de bibliotecas digitais, e a maneira de conseguir uma versão digital de documentos e livros se tornará muito mais fácil e rápida.
O processo utiliza radiação tetrahertz, que é absorvida pelo papel e tinta de uma maneira diferente e a câmera é tão ajustada precisamente que o sistema consegue detectar a diferença entre uma página e outra, apesar de haver apenas 20 micrômetros de ar entra cada uma. As páginas digitalizadas são lidas através de softwares ajustados para o processamento da imagem gerada, pois neste momento a tecnologia permite a leitura de apenas nove páginas agrupadas. Porém, novas pesquisas poderiam maximizar este número, tornando os resultados surpreendentes, principalmente para arquivistas e bibliotecários.
Com essa nova tecnologia, será possível obter acesso a livros restritos e antigos através de uma cópia digital e agilizar o tempo de digitalização de documentos, onde hoje em dia ainda faltam muitos livros para se tornarem digitais e perpetuados.



Biblioteca no Rio é eleita das mais belas do mundo

Noticia dos Livros

O Real Gabinete Português de Leitura, que fica no Centro do Rio de Janeiro, entrou na lista das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo.
O prédio da biblioteca foi construído em 1887. Livros raros da Europa e do Brasil Colônia são os destaques da coleção do Gabinete Real Português de Leitura. Entre as milhares de obras disponíveis, está inclusive um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas” (1572), de Luis de Camões, que pertenceu à Companhia de Jesus. Quer ler alguns livros dessa linda biblioteca neste exato momento com nosso leitor ? acesse agora!




Argentino cria tanque de guerra que dispara livros

Noticia dos Livros

Um argentino criou uma arma que pode mudar a vida de muitas pessoas. O inventor transformou um antigo carro Ford Falcon, de 1979, em um tanque de guerra. Mas, ao invés de disparar balas, o veículo dispara livros. O veículo funciona como uma verdadeira biblioteca itinerante. O formato é de tanque de guerra e ele tem até um canhão, mas toda a lateral é repleta de prateleiras, em que são dispostos até 900 livros, com os mais diversos temas e estilos. Com a munição pronta, o artista sai pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina, disparando livros por todos os lados e para todas as pessoas que cruzam o seu caminho. Não é necessário pagar nada pelos exemplares, apenas se comprometer com a leitura. Nos quais você poderá ler também agora!




Professor distribui livros e mantem biblioteca com 5 mil livros para comunidade

Noticia dos Livros O professor Luiz Carlos da Conceição, em Rio Claro (SP), tem um objetivo único de disseminar o prazer da leitura. Ao ter em casa uma biblioteca comunitária com mais de 5 mil livros e ainda deixar diversos exemplares em pontos de ônibus e praças da cidade, ele é um professor exemplar que vive no bairro que é bem simples, as ruas não têm asfalto e alguns moradores se locomovem de charrete. A população se orgulha de perceber que esse espaço, que antes era bar, se transformou em uma biblioteca.
Luiz deixa os livros por diversos locais, incluindo os bancos de pontos de ônibus. As pessoas ficam surpresas ao verem os livros. Desde janeiro deste ano, ele já distribuiu mais de 400 exemplares. Um bilhete orienta o que deve ser feito com o livro. -Leve esse livro, leia-o, depois esqueça-o também em uma praça, banco de ônibus ou outro lugares onde outras pessoas possam usufruir o prazer da leitura-, diz o primeiro trecho.
Pouco tempo depois de abrir as portas, o local já fica cheio e os frequentadores dividem espaços e até improvisam uma carteira para conseguir escrever, colorir ou apenas ler. Fonte: G1



Descoberta mostra Leitor de Livros no século 17

Noticia dos Livros

Antes do FlixBook, vejam como colecionadores tinham um acesso indexado, portátil e prático para as suas coleções de livros, criado em 1617:
O Heritage Lottery Fund, do Reino Unido, vai disponibilizar para visitação ao público em breve, uma invenção curiosa de séculos atrás. Por fora parece um grande livro, mas por dentro, ele possui tres prateleiras com livros em miniatura, e ao lado um ornado de colunas e arcos com as categorias de livros em cada prateleira.
A Foto ao lado ilustra comparando um moderno tablet com o antigo achado. Cada um dos 50 livros estão em condições notáveis e algumas das obras incluem clássicos de Cicero, Julius Cesar, Horácio, Virgil e Seneca, nos quais você poderá ler também agora!




Os Maiores Livros do Mundo

Um dos maiores livros do mundo, relatado pelo colecionador Erik Kwakkel, data do século 16, é o Kenckle Atlas. Disponível para visitação na exposição da Biblioteca Britânica, esse livro atlas possui 1,75m de altura e 1,95 de largura e precisa de 6 pessoas para levantá-lo.

Atlas eram bem valorizados nesses períodos de descobrimento e navegação e no nosso acervo português do Flixbook, você poderá verificar diversos mapas e livros dos navegadores portugueses.
Acesse nossa Bilioteca para ler alguns desses livros!